Primeiro Tratamento “Benzinho” EP42

Irene é uma mãe de família que precisa lidar com a partida prematura de seu filho mais velho, Fernando, que vai tentar a vida como jogador de handebol na Alemanha. “Benzinho” que estrou semana passada é uma alegria para nosso cinema, selecionado na mostra competitiva de Sundance e pré-selecionado para a lista dos concorrentes brasileiros ao Oscar, o filme acerta o tom entre drama e comédia e Gustavo Pizzi nos contou como foi o processo para realizar essa obra de arte.

Na conversa de abertura falamos sobre o Festival de Roteiro ROTA.

Primeiro Tratamento Bráulio Mantovani EP41 (Roteiro)

O que dizer sobre Bráulio Mantovani? Roteirista  que concorreu ao Oscar de melhor roteiro com “Cidade de Deus, escreveu “Tropa de Elite” 1 e 2 , trabalhou em “Vips”, “O Ano em Que meus Pais Saíram de Férias”, “A Teia”, “Ônibus 174”, “Última Parada 174”. O currículo do Bráulio fala, grita, ensurdece por ele. Sobra a nós ouvi-lo. E ele, com muita generosidade, conversou com a gente por duas horas e, ainda assim, faltaram mais duzentas para satisfazer nossa curiosidade. Aproveitem.

Na conversa de abertura respondemos um e-mail de ouvinte sobre como quebrar o gelo no nosso mercado.

Primeiro Tratamento Marc Bechar EP40 (Roteiro)

“9 mm”, “Santo Forte”, a finalista do prêmio ABRA de roteiro “171: Negócio de Família” são alguns dos trabalhos de Marc Bechar. Americano radicado no Brasil que veio ao país para supervisionar uma produção e acabou se tornando a mente criativa por trás de várias excelentes obras. Marc dividiu um pouco desse olhar estrangeiro (no caso vindo do maior mercado audiovisual do mundo!) em relação ao que se faz de roteiro no Brasil.

No papo de abertura falamos sobre nossa nova parceira a Rede Sina, um portal de cultura repleto de conteúdo e oportunidades. (Conheça a rede sina aqui).

Primeiro Tratamento Rodrigo Castilho EP39 (Roteiro)

Rodrigo é um roteirista com estrela, esteve atrás da criação de algumas séries que foram produzidas por canais como HBO, GNT, MTV e Globo. Criador e roteirista de “O Negócio”, “Mothern”, “Descolados”, “Agora Sim!”, adaptou o “Sítio do Picapau Amarelo”, escreveu “Julie e os Fantasmas”, dá aula de pós-graduação em roteiro e nos contou sobre seus processo, pitching, a figura do showrunner no mercado nacional e muito mais.

No papo de abertura falamos sobre os finalistas do II prêmio ABRA de roteiro que já conversaram com a gente no Primeiro Tratamento. (confira todos os finalistas aqui). Sobre os selecionados para o laboratório do SESC de roteiro de longa. E sobre o Pablo Miguel, estudante de cinema que está precisando de uma força para realizar seu sonho e cursar faculdade nos Estados Unidos (ajude o Pablo aqui)

Primeiro Tratamento Especial ROTA (Festival de Roteiro)

Conversamos com Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Cristina Perozzo e Evandro Melo, os diretores e organizadores do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual que  acontece no Rio de Janeiro entre os dias 28 a 30 de Setembro de 2018. Saiba todas as dicas, datas e possibilidades que o festival reserva para os roteiristas.

Site: http://rotafestival.com/

Rede Social: https://www.facebook.com/rotafestival/

Primeiro Tratamento Adriana Falcão EP38 (Roteiro)

Uma escritora de livros que trabalha como roteirista, assim se descreve Adriana Falcão. Brilhante em ambas as empreitadas, como roteirista (que afinal é o nosso foco) ela trabalhou em “O Auto da Compadecida”, “A Máquina”, “A Mulher Invisível”, “A Grande Família”, “Mister Brau”, “Se eu Fosse Você”, só para ficar em apenas algumas produções. Adriana Falcão é uma autora de talento e sucesso e contou com muita honestidade sua visão sobre o que é trabalhar como roteirista.

Na conversa de abertura, Bruno recomenda a série “Killing Eve”.